Há muitos lugares para ouvir Fado no Porto. Mas sabia que a maior parte não são Casas de Fado?

Os artigos mais populares da Internet consideram que qualquer lugar que tenha Fado ao vivo é uma Casa de Fado.

No entanto, os profissionais do ramo consideram que uma Casa de Fado é um restaurante típico que durante o seu horário de funcionamento tem Fado profissional ao vivo. Esta perspetiva também é a da legislação portuguesa.

Se simplesmente quiser saber quais são as seis verdadeiras Casas de Fado no Porto, deixo-lhe já a resposta (por ordem alfabética):

  1. Casa da Mariquinhas
  2. Dom Ramiro
  3. Mal Cozinhado
  4. O Fado
  5. Páteo da Mariquinhas
  6. Taberna Real do Fado

Mas se quiser saber mais sobre este assunto e conhecer mais detalhes sobre estes lugares, vou abordar os seguintes tópicos:

  • Ouvir Fado numa Casa de Fado é melhor?
  • Perspetiva legal
  • Perspetiva dos profissionais de Fado
  • As 6 verdadeiras Casas de Fado no Porto

Ouvir Fado numa Casa de Fado é melhor?

ouvir Fado numa Casa de Fado

Hoje em dia, poderá usufruir de ótimas experiências de Fado no Porto em muitos contextos diferentes.

Já conhece o nosso concerto de Fado ao fim da tarde sem jantar?

A maior parte dos artistas das Casas de Fado não estão exclusivamente nestes lugares e alguns dos melhores artistas profissionais do Porto não atuam regularmente em nenhuma Casa de Fado.

Como poderemos ver, uma Casa de Fado, por si só, não garante uma melhor experiência. Essa designação não é atribuída mediante critérios de qualidade, mas sim por tipo de negócio.

Mas se pretender ouvir Fado à noite e ao longo de um jantar, ir a uma Casa de Fado é provavelmente a melhor opção. No Porto, todas têm bons artistas, boa gastronomia e boas condições para ouvir Fado.

Se preferir um formato de concerto de cerca de uma hora e sem jantar, deve procurar outro tipo de experiência.

Para conhecer os melhores locais com este tipo de oferta, leia o meu artigo sobre Concertos de Fado no Porto sem jantar.

Perspetiva legal

O CAE (Código de Atividade Empresarial) 56104 define que “os restaurantes típicos definem-se pela especificidade da sua cozinha (refeições), decoração, mobiliários e, eventualmente, pela exibição de folclore de forma a reconstituir um ambiente característico de uma região portuguesa”.

O segundo ponto do artigo 32º do decreto regulamentar n.º 4/99 de 1 de Abril determina que “os estabelecimentos de restauração e de bebidas típicos em que haja espetáculo de fado podem utilizar a designação «casas de fado»”.

Deste ponto de vista, percebemos que uma Casa de Fado se trata de um restaurante típico, pois distingue-se pela sua decoração e ambiente alusivos ao Fado, e que pode usar a designação “Casa de Fado” porque tem espetáculos deste tipo de música.

Perspetiva dos profissionais de Fado

Entre os artistas e donos das Casas de Fado, considera-se que estas são restaurantes típicos que durante o seu horário de funcionamento têm sempre Fado profissional.

Quando se coloca a questão sobre a diferença entre um restaurante com Fado e uma Casa de Fado, dizem-nos que, para além de apenas abrirem com espetáculo, o Fado está em primeiro lugar. Isto, obviamente, sem descurar a qualidade da comida.

Normalmente também têm uma decoração típica e uma organização do espaço pensada nas performances musicais.

As 6 verdadeiras Casas de Fado no Porto

Se tivermos em conta a perspetiva jurídica e a perspetiva dos profissionais de Fado, percebemos que se utiliza erradamente este termo, pois assume-se que qualquer sítio com Fado é uma Casa de Fado.

Então, de acordo com estas duas perspetivas, apresento-lhe (por ordem alfabética) as seis verdadeiras Casas de Fado no Porto.

Em todas elas encontrará uma experiência muito semelhante onde poderá encontrar bons artistas de Fado, performances sem microfones, uma cozinha de qualidade e uma boa carta de vinhos. Ouvirá pequenos momentos musicais distribuídos ao longo da noite que durará de 3 a 4 horas.

Casa da Mariquinhas

Casa da Mariquinhas @ Casa da Mariquinhas
Morada: R. de São Sebastião 25, 4050-568 Porto
Telefone: +351 915 613 877
URL: https://www.casadamariquinhas.pt

A Casa da Mariquinhas, fundada em 1968, situa-se no típico bairro da Sé, em frente ao Arco de Santana. Um lugar acolhedor e intimista para apreciar o Fado e a gastronomia tradicional portuguesa pela mão da Chef. Sandra Santos.

Dom Ramiro

Dom Ramiro @ Dom Ramiro
Morada: Rua de S. Victor 36, 4300-059 Porto
Telefone: +351 933 186 409
URL: https://domramiro.pt/

Num edifício datado de 1937, o Dom Ramiro é a mais recente Casa de Fado no Porto. Tem a direção artística de Fátima Couto, uma das fadistas mais experientes do Porto.

Mal Cozinhado

© Mal Cozinhado

O restaurante típico Mal Cozinhado fica situado num edifício do Séc. XIV na zona Histórica ribeirinha do Porto com as paredes laterais e as traves de madeira originais. Um espaço diferente, junto ao Rio Douro para poder apreciar Fado ao jantar.

Morada: Rua do Outeirinho nº13, 4050-450 Porto
Telefone: +351 222 081 319
URL: malcozinhado.pt

O Fado

© O Fado

O Restaurante Típico o Fado, situado num edifício centenário com paredes em pedra e uma decoração que remete para inicio do século XX oferece comida tradicional portuguesa e Fado.

Morada: R. de São João Novo 16, 4050-431 Porto
Telefone: 22 202 6937
URL: http://ofado.com

Páteo da Mariquinhas

@ Pateo da Mariquinhas

O Pateo da Mariquinhas, inaugurado em 2017 pela mesma equipa de gestão da Casa da Mariquinhas, está localizado junto ao bairro das Fontaìnhas. É um espaço amplo mas acolhedor onde pode usufruir de comida tradicional portuguesa e Fado.

Morada: R. de Alexandre Herculano 81, 4000-236 Porto
Telefone: +915 426 203
URL: https://www.pateodamariquinhas.pt

Taberna Real do Fado

© Taberna Real do Fado

A Taberna Real do Fado está situada junto aos Clérigos num edifício antigo recuperado onde poderá tomar contacto com a gastronomia portuguesa e ouvir Fado.

Morada: R. do Dr. Barbosa de Castro 58, 4050-090 Porto
Telefone: 927 755 914
URL: https://realfado.pt/

Partilhe connosco o que achou deste artigo 🙂