Sabia que nem tudo o que um fadista canta é Fado? Sabe qual a diferença entre Fado Tradicional, Fado Canção, Marcha e Folclore? Se a sua resposta é não, precisa de ler este artigo!

Os estilos no Fado

Muitas pessoas e muitos artigos na Internet confundem nomes de Fado com tipos ou estilos de Fado!

Penso que isto acontece por simples falta de conhecimento, mas também porque o título de um Fado Tradicional (entenda-se o nome de uma música de Fado Tradicional) começa sempre por Fado…

“Fado Bailado”
“Fado Marialva”
“Fado Corrido”
“Fado Alcântara”
etc…

Alguns temas de Fado Canção também começam por Fado…

“Fado do Estudante”
“Fado Hilário”
“Fado Português”
etc…

Assim, compreendo que os próprios títulos das músicas possam gerar alguma confusão.

Mas, entre músicos, falamos apenas de dois estilos de Fado: Fado Tradicional e Fado Canção.

E, na maior parte dos concertos, também tocamos outros dois estilos -- Marcha e Folclore -- apesar de estes não serem Fado.

Vejamos em que é que estes quatro estilos são diferentes e o que caracteriza cada um deles.

Fado Tradicional

Uma boa interpretação moderna de um Fado Tradicional (Fado Bizarro)

“Fado Tradicional” é o nome que se dá a um conjunto de fados com características únicas. Podemos dizer que é Fado no seu estado mais puro e que a sua prática e a sua musicalidade são distintas de todos os outros géneros musicais.

Mas apesar de se chamar “tradicional” não devemos julgar que isto é Fado do passado ou que é Fado à moda antiga. Este é o estilo mais livre, no qual os músicos têm mais possibilidades interpretativas.

Ouça Fado Tradicional ao vivo num dos nossos concertos no Porto. Clique para saber mais.

Vejamos porquê e em que medida o Fado Tradicional é único:

  • O nome de um Fado Tradicional somente diz respeito à música;
  • Interpretar Fado Tradicional é criar;
  • O Fado Tradicional é uma música sem refrão;

O nome de um Fado Tradicional somente diz respeito à música

O cantor refere o compositor da música -- “outro do Alfredo Marceneiro” -, o autor da letra -- “com a letra do João Ferreira Rosa”-, o nome do Fado -- “o Fado Cravo” -- e o título do poema -- “Triste Sorte”

Normalmente, o nome de uma canção refere-se a um todo (música e letra). Mas, no Fado Tradicional, o título é somente para a parte musical.

Desta forma, cada fadista pode usar o poema que quiser para cantar um determinado Fado. O único aspeto que deve considerar é que cada Fado Tradicional requer uma métrica de poema específica. Há fados para sextilhas, fados para quadras, fados para decassílabos, etc. Consulte o site do Zé da Viola de Fado para ver a relação entre os fados e as métricas.

Repare em mais duas interpretações do Fado Cravo, com poemas distintos.

Título do Fado: Fado Cravo | Título do poema: Maldição
Título do Fado: Fado Cravo | Título do poema: Lágrimas do Céu

Podemos então perceber que temos o mesmo Fado, mas com poemas diferentes.

Interpretar Fado Tradicional é criar

Nos exemplos acima, certamente percebeu que, para além do poema, a música também tinha bastantes diferenças, como se fossem duas versões diferentes. Isto acontece porque o fadista, para além de escolher a letra, também deve procurar fazer interpretações únicas, bem como os guitarristas.

Repare nestas três interpretações do Fado Pedro Rodrigues:

Título do Fado: Fado Pedro Rodrigues | Título do poema: Minha Culpa
Título do Fado: Fado Pedro Rodrigues | Título do poema: Lágrimas do Céu
Título do Fado: Fado Pedro Rodrigues | Título do poema: Lágrimas do Céu

Duas delas até são interpretadas com a mesma letra e pelo mesmo cantor, mas soam bastante diferente. Isto acontece porque quando tocamos ou cantamos Fado Tradicional não queremos seguir uma partitura.

Neste estilo, um bom intérprete (cantor ou guitarrista), não só coloca o seu cunho pessoal na música, mas também improvisa bastante, conforme a emoção do momento e o diálogo musical que se estabelece entre os músicos.

Para além disso, no Fado Tradicional não se costuma preparar um objeto final concreto, nem se costumam fazer ensaios de grupo com esse fim. Pretende-se que cada performance seja única e mais sentida, logo. mais autêntica.

O Fado Tradicional é uma música sem refrão

Um dos aspetos que distingue o Fado Tradicional dos outros estilos é o facto de este não ter refrão. Existem algumas exceções, mas são raras.

Se pretender conhecer melhor este estilo, veja a playlist de Fado Tradicional do Youtube do Zé da Viola. Depois sugiro que pesquise no Youtube o nome de um fado tradicional para perceber a variedade e riqueza de interpretações que existem em torno de cada tema.

Fado Canção

O Fado Canção resulta da integração de outras linguagens musicais no Fado. Por isso, também se costuma chamar “Fado Musicado”.

De uma forma simples, pode-se dizer que é uma mistura de Fado com outros géneros musicais. Por vezes aproxima-se mais da estética do Fado, mas outras vezes distancia-se completamente.

Praticamente todos os sucessos de Fado incluem-se nesta categoria. Se pesquisar “Fado” no youtube, a maior parte dos resultados são deste tipo de Fado e não de Fado Tradicional.

Há quase sempre um refrão e, ao contrário do Fado Tradicional, o nome do tema refere-se à música e à letra no seu conjunto.

Um exemplo de um fado canção moderno, muito distante da estética do Fado
Um dos temas mais populares de Amália Rodrigues, também com pouco estilo de Fado
Um bom exemplo de uma abordagem moderna de um Fado Canção -- “Noite” -, com estilo de Fado

Marchas

As marchas populares são uma tradição em Portugal e têm um estilo musical associado.

Sendo uma forte tradição popular em Lisboa, alguns fadistas importantes começaram a cantar marchas nos seus espetáculos. Nestas músicas é frequente ser solicitada a colaboração do público para marcar o ritmo com palmas e para cantar os refrões.

Uma marcha interpretada por um quarteto de Fado

Definitivamente não se trata de Fado, mas é um estilo muito popular entre os Fadistas.

Folclore

O Folclore, música típica de várias regiões de Portugal, também tem vindo a ser integrado pelos fadistas nos seus concertos. É um estilo popular que tem uma linguagem específica. Veja este vídeo para perceber melhor o que é folclore.

É também um estilo alegre e fácil de ouvir, onde se pode pedir a colaboração do público para cantar e bater palmas.

Um tema de folclore interpretado por Amália Rodrigues
Um tema de folclore interpretado por Ana Moura

Tudo isto é Fado?

Um tema de Fado onde se questiona o que é Fado, mas num Fado Canção!

Hoje em dia, existe uma grande nuvem em torno daquilo que é Fado. Inclusive, os nomes mais famosos pouco Fado têm no seu reportório e a indústria musical não percebe (ou finge que não percebe) o que é Fado.

Ricardo Ribeiro, por exemplo, recusou uma nomeação para Melhor Álbum de Fado nos prémios Play porque entendeu que o álbum Respeitosa Mente não é de Fado!

Muitas pessoas dizem que gostam do “fado alegre”, quando, na verdade, sem saberem (porque pensam que tudo o que um fadista canta é Fado), o que gostam é de Marchas, Folclore e de algum Fado Canção mais popular.

Uma vez num restaurante, quando as cantoras pediam um Fado, simplesmente diziam:

“É o Fado [nome do fado] em [tom do fado]

Mas quando queriam cantar Marchas, Folclore e Fado Canção com pouco estilo de Fado, diziam-me:

“É o [nome da música] para eles…”

Aqui “para eles” significava para eles ficarem animados, para eles baterem umas palmas, para eles cantarem, para eles participarem, etc.

Para mim, Fado é Fado Tradicional. É um estilo aberto, mas único, que se diferencia dos outros, não só pela sua sonoridade, mas também pelas particularidades que o tornam diferente de outros géneros musicais.

Fado Canção não é Fado? Às vezes sim, outras vezes não. Não é possível estabelecer fronteiras científica para esta questão, mas para mim é fácil perceber que temas como Nem âs Paredes Confesso, Canto o Fado, Chuva ou Quem me Dera, não são Fado porque simplesmente estão muito mais próximos de outros géneros musicais do que do Fado. Mas se me perguntassem o mesmo quando eu não tocava Fado, pensaria que tudo o que um fadista canta é Fado.

 

Partilhe a sua opinião sobre o que leu nos comentários e venha ouvir-nos tocar Fado Tradicional. Clique aqui para saber mais sobre os nossos concertos de Fado no Porto.